quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia 15/10/2013, nosso segundo dia de aventuras na Toscana previa uma excursão a Lajatico. Onde????
Não ficarei surpreso se a maioria dos meus três leitores não souber onde fica ou mesmo o que seja Lajatico, embora acredite que a Nilza possa ficar um pouco aborrecida. Isso porque a famosa Lajatico é o berço e eventual lar de Andréa Bocelli, tenor italiano que faz um certo sucesso por aqui (a Nilza irá ficar muito brava comigo!!!)
Como vocês já podem ter percebido, a Nilza é fã do Bocelli e me fez incluir a pequenina cidade no roteiro, ao lado de Milão, Florença, Assis, Roma......mas, fã é fã.
E lá fomos nós de novo pelas estradinhas sinuosas da Toscana, acompanhados de uvas e azeitonas. Mas, dessa vez, não erramos e logo estávamos subindo as colinas rumo a Lajatico.
O pequeno centro da cidade é totalmente acessível, o que permitiu irmos à sede da Fundação Bocelli (que estava fechada), passear pela praça e comer um belo pão com mortadela num bar cujas paredes ostentavam várias fotos de Andréa. Foi a primeira Coca-Cola que tomei em temperatura ambiente. E gostei.
Conversamos com o dono do bar e com um velhinho que estava por lá, típicos de cidadezinhas. Nos demos melhor com o velhinho, que era quase completamente surdo e parecia se divertir com tudo que falávamos.
Deu pra notar que o Andréa é muito admirado por ali e, pelo jeito, merece, pois parece ajudar bastante a comunidade.
Fora da cidade, encontramos o lugar mais impressionante: o Teatro del Silenzio.
Construído e mantido por Bocelli, é palco de grandes apresentações artísticas. Uma delas recente, havia deixado esculturas espalhadas pela cidade, nas ruas, nos prédios, acentuando o clima cultural. O teatro é um grande campo aberto e não um prédio, mas imagino que em dias de espetáculo disponha de espaços adequados.
Não ficamos muito, mas foi uma viagem muito gostosa e que permitiu conhecer um pouco da Itália fora dos roteiros turísticos. Conversar com gente comum. Aprender um pouco mais da língua.
Na volta, demos uma esticada para o litoral próximo a Pisa. Mas essa é uma outra história.







Nenhum comentário:

Postar um comentário